19/09/2019 15:53

PT DO RIO ELEGE HOJE NOVO PRESIDENTE. JOÃO MAURÍCIO É O MAIS COTADO

imagem

O PT realiza hoje em todo país o processo de eleição direta (PED) através do qual escolherá os dirigentes nos municípios, estados e País. No Rio, há duas candidaturas à presidência regional: a de João Maurício, conhecido como Joãozinho, e a de Wadih Damous. Todos prognósticos apontam para vitória folgada de João Maurício, apoiado pelo atual presidente Washington Quaquá. Na capital, a disputa está fracionada em sete candidaturas, favorecendo a possibilidade de um segundo turno. Os mais prováveis candidatos nesta etapa seriam o ex-vereador Adilson Pires e o ativista Thiago Santana, ligado ao grupo da deputada federal Benedita da Silva.

Os petistas também votam hoje para indicação de representantes à direção nacional, com duas chapas. Uma capitaneada por Quaquá, com apoio da CNB, a corrente majoritária do partido, da qual Lula faz parte; e outra de oposição, que se apresenta como “Resistência Socialista”, onde estão o ex-senador Lindbergh Faria e o ex-deputado Jorge Bittar.

Na disputa nacional, o grupo de Quaquá leva vantagem. Nas primeiras horas do PED, o sentimento predominante é de que a chapa 280 lidera a votação, cujo resultado será anunciado na madrugada de amanhã. A vitória da chapa 280 levará Quaquá à Direção Nacional. Em caso de vitória da oposição, o nome será o de Lindbergh.

Entusiasmado com a acolhida de seu nome, Quaquá postou hoje nas redes sociais um vídeo em que elenca as principais iniciativas tomadas à frente do partido no Rio.

- Em minha gestão, tiramos o partido do governo Cabral. Muitos dos que nos criticam – uma minoria no pt - são aqueles que se elegeram com Cabral, estavam lá com ele. Lançamos em 2014, Lindbergh candidato a governador; lançamos a Jandira à prefeitura em 16 e a Márcia Tiburi a governador em 2018. Estamos reconstruindo o partido na disputa da sociedade pela esquerda – afirmou.

'