22/11/2019 16:50

Prefeitura de Maricá recebe prêmio nacional de saúde

Única finalista entre os 92 municípios do estado, a Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, foi a grande vencedora da 16ª Mostra Brasil Aqui tem SUS, que avalia as melhores experiências em Saúde apresentadas no XXXV Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde, realizado esta semana em Brasília.

O município apresentou o trabalho “Terapia neural: uma ferramenta para tratamento das sequelas da chikungunya”, de autoria de Ana Cassia Gonzales dos Santos Estrela e co-autoria de Clailson Farias Henriques e Raphael Dias de Mello Pereira. Os autores são servidores da Saúde e já aplicam a experiência bem sucedida no posto de Ponta Grossa.

O prêmio pela escolha será a gravação de um documentário para a internet sobre o trabalho a ser produzido pelo Conselho Nacional das Secretarias Municipais de Saúde.

“Esse é um prêmio nacional que ganhamos representando o estado do Rio. E foi a primeira vez que o município participou de algo desse tipo”, comemora a secretária de Saúde, Simone Costa e Silva. “É uma ação que já vínhamos desenvolvendo nesse posto. É um tratamento no qual é feita uma aplicação no local onde o paciente com chikungunya sente dor, uma característica da doença”, prossegue.

Ainda segundo a secretária, o tratamento e a medicação são indicados para pacientes com restrição de movimentos e a aplicação dessa técnica tem permitido que as pessoas recuperem mais rápido os seus movimentos. A melhora é muito significativa.

“É muito importante essa participação nossa, porque é um incentivo para que o nosso pessoal estude e desenvolva essas experiências. No ano que vem voltaremos a esse congresso com vários trabalhos e vamos nos destacar mais ainda”, adiantou Simone.





'