21/08/2019 23:40

Bolsonaro e Washington discutem projeto de 'desfavelização' para Duque de Caxias

imagem

O presidente Jair Bolsonaro e o prefeito de Duque de Caxias, Washington Reis, se reuniram hoje no Palácio do Planalto para discutir as bases de um ambicioso projeto desfavelização das três maiores comunidades da cidade: o Lixão (Vila Ideal), Vila Ideal e Mangueirinha. A inciativa prevê a construção de moradias populares em substituição às habitações precárias existentes, além do saneamento de toda a região. O prefeito apresentou também um projeto para por fim a um antigo e grave problema ambiental de Duque de Caxias; a contaminação da Cidade dos Meninos.

A Cidade dos Meninos é uma região do segundo distrito de Duque de Caxias, com uma área de 17 milhões de metros quadrados, contaminada pelo pesticida BHC, conhecido como pó de broca, desde 1965, quando uma antiga fábrica de fertilizantes foi abandonada no local. A área é muito grande e ocupa o equivalente ao dobro do tamanho da cidade de Nilópolis, por exemplo. No local, vão ser construídos conjuntos residenciais, escolas, postos de saúde, áreas de lazer, porto seco e várias outras obras que levarão ao desenvolvimento econômico da região com a chegada e implantação de indústrias e empresas pela iniciativa privada.

- A parceria e o apoio do Governo Federal vão ser imprescindíveis para o desenvolvimento bem sucedido dos nossos projetos em Duque de Caxias. Durante os dois últimos governos municipais, a nossa cidade esteve completamente abandonada pelo poder público e agora está sendo
reerguida. Mesmo em uma época de crise e de dificuldades financeiras importantes, não deixamos de seguir em busca de mais qualidade de vida para a população” - destacou o prefeito Washington Reis.

A reunião tratou ainda de projetos de inteligência e tecnologia em benefício do município da Baixada Fluminense. Participaram do encontro
também o deputado federal Gutemberg Reis e o deputado estadual Rosenverg Reis.


'