22/08/2019 00:45

Vantoil, do PPS, é o novo prefeito de Iguaba Grande

imagem

Com 5118 votos, o vereador Vantoil Martins ( PPS) foi eleito hoje, em eleição suplementar, prefeito de Iguaba Grande. Em segundo lugar ficou o candidato do PSL, partido de Bolsonaro, Washington Luis Tahin, que obteve 3188 votos. Rodolfo Pedrosa (PR) ficou em terceiro lugar com 2842 votos. Já o candidato do MDB, Miqueias de Mattos Gomes, não passou do quarto lugar com 2675 votos. E o último colocado, com 502 sufrágios, foi candidato do PTC, Jefferson Ferreira Martins.

A cidade teve eleição suplementar por causa do indeferimento dos registros da prefeita Ana Grasiella Magalhães (PP) e do vice Leandro Coutinho (MDB), eleitos em 2016.O TRE-RJ entendeu que a eleição de Grasiella configura o exercício de terceiro mandato consecutivo na chefia do Executivo municipal pelo mesmo grupo familiar, já que ela é nora do ex-prefeito Oscar Magalhães, que renunciou ao cargo em 2012.O terceiro mandato por pessoas da mesma família é vedado pela legislação eleitoral.

Como o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou a decisão, as eleições suplementares chegaram a ser marcadas para outubro de 2018. Porém, uma liminar concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Ricardo Lewandowski suspendeu o pleito.

Em março de 2019, a 2ª Turma do STF confirmou o indeferimento do registro da chapa vencedora para os cargos de prefeito e vice em 2016, autorizando a realização das novas eleições.

'