26/04/2019 07:34

TRE torna Pezão inelegível até 2022

imagem

O Tribunal Regional Eleitoral do Rio (TRE-RJ) tornou o ex-governador do Rio de Janeiro Luiz Fernando Pezão inelegível até 2022. O ex-governador foi punido por ter favorecido doadores de sua campanha eleitoral em 2014.
O TRE negou recurso de Pezão na sessão de terça (4). Para a Procuradoria, ficou provada a “manobra de financiamento” da campanha, apoiada por empresas com contratos com a administração estadual e que já tinham recebido dinheiro público.
A decisão foi tomada de forma unânime pelo colegiado do TRE em processo movido pelo então deputado estadual Marcelo Freixo (Psol) contra Pezão e o vice-governador Francisco Dornelles (PP). Apesar disso, Dornelles foi absolvido por maioria do colegiado.
Pezão foi condenado por abuso de poder político e econômico por conceder benefícios financeiros a empresas como contrapartida a doações eleitorais. A procuradoria Regional do Eleitoral do Rio (PRE) afirmou que ficou provada a “manobra de financiamento” da campanha, apoiada por empresas com contratos com a administração estadual .



'