21/04/2021 13:45

Com praias, bares e restaurantes abertos, Rio é a cidade onde se mais morre por Covid no Brasil

imagem

Ainda que haja boa vontade, é muito difícil entender a liberalidade da prefeitura do Rio - com praias, áreas de lazer, shopping centers, bares e restaurantes abertos - diante do assustador número de mortes por Covid-19 na cidade. O Rio, de acordo com levantamento de O GLOBO, é a cidade onde mais se morre em decorrência da doença no Brasil. A realidade frouxa do enfrentamento das aglomerações e a triste liderança no ranking nacional de mortes merecem uma reflexão, a despeito de o prefeito Eduardo Paes afirmar que segue, sem hesitar, a orientação científica. Os dois fatos se contrastam e indicam que algo está errado.

Nesta quinta-feira foram confirmadas 106 novas mortes da doença, alcançando o triste número de 17.535 vidas perdidas desde março de 2020. Apesar de ter quase o dobro de população, a vizinha São Paulo, líder até então de óbitos acumulados, confirmou 17.523 mortes pelo coronavírus até hoje.

A chegada do Rio no topo deste triste ranking, entretanto, já era esperada. O GLOBO mostrou no início do ano que , desde setembro, a cidade do Rio estava no topo do ranking de mortes por Covid-19 entre municípios do país. Há algumas semanas, Manaus, que vive um colapso na saúde, ultrapassou o Rio em mortes confirmadas em um intervalo de duas semanas. Entretanto, a capital fluminense continuou em um patamar de novas mortes bem acima da capital paulistana.

'