17/07/2019 11:20

Eleição na Alerj terá chapa única liderada por André

imagem

A eleição para presidência da Alerj terá chapa única, capitaneada pelo presidente interino, André Ceciliano. A reduzida base de Wilson Witzel, a menor de um governador desde a fusão, e os percalços de Flávio Bolsonaro com o Ministério Público, inviabilizaram qualquer possibilidade de se ter disputa pelo comando da Casa.
Isto não significa que todos os deputados darão o voto a André. Os parlamentares do PSL de Bolsonaro, mais por questões políticas e menos por restrições pessoais ao atual presidente, devem se abster. Mesmo neste grupo, a maioria não está disposta a chancelar a montagem de uma chapa adversária. Os que insistem numa posição de confronto não tem os 13 apoios necessários à inscrição da chapa.

Envolto nas acusações do Coaf, Flávio Bolsonaro abandonou as articulações, saindo de cena para se desvincular o quanto pode dos problemas em seu gabinete da Alerj. O PSL ainda tem divisões em sua base: parte é liderada diretamente pelo governador e outra presta continência à família Bolsonaro, antes de qualquer movimento. Os mais próximos de Witzel entenderam que uma disputa no início do mandato dificultaria ainda mais a construção de uma sólida base de apoio ao governador.
A maior preocupação do palácio Guanabara não é eleger o presidente da Casa mas sim montar um ampla base para aprovar as medidas necessárias ao projeto do novo governo. Foi por esta razão, em comum acordo, que Wilson Witzel e o deputado Márcio Pacheco – antes cotado para a presidência – resolveram abdicar da disputa em favor da construção de uma ampla unidade liderada por André Ceciliano.
No cálculo do Palácio Guanabara, havia chances reais de Márcio Pacheco ganhar caso insistisse na empreitada e a caneta – símbolo do poder - fosse usada. A alternativa, contudo, teria alto custo político e produziria uma racha extremamente danoso ao governo. Seria uma vitória com fel de derrota, pois o acirramento de posições deixaria a Alerj imobilizada. Tudo que Wilson Witzel não quer neste momento.

'