29/11/2020 18:56

Ibope ajusta resultado para não mostrar que Martha numericamente já ultrapassou Crivella

imagem

A análise dos números internos da pesquisa do Ibope, divulgada na sexta-feira (30/10), revela uma inquietante incoerência: a candidata do PDT, Martha Rocha, está à frente de Marcelo Crivella (Republicanos) entre os homens com 16% das intenções de voto contra 15% do prefeito. E também entre as mulheres, 13% contra 12% de Crivella. Portanto, numericamente, não está empatada com Crivella, já o ultrapassou, dentro da margem de erro.

Considerando a amostra com homens e mulheres na mesma proporção, Martha tem 14,5% das intenções de voto. E Marcelo Crivella, 13,5%. Numericamente, portanto, já está à frente de Crivella.

O responsável técnico de um dos mais reputados institutos de pesquisa do país afirmou à Agenda do Poder que não há como um candidato estar à frente nos dois gêneros e estar numericamente empatado no resultado geral.

- Isto não existe – afirmou.

Tanto é correta esta análise que se aplicada a Eduardo Paes (DEM) se mostra absolutamente coerente. Ele tem 30% entre os homens e 34% entre as mulheres, com 32% das intenções de voto gerais.

Na verdade, o Ibope parece ter ajustado o resultado na margem de erro para não mostrar que Martha Rocha já lidera numericamente a disputa.

'