19/09/2019 16:25

Merval e o jornalismo de fancaria

imagem

Com o título "Democratas de fancaria", a coluna de Merval hoje em O Globo faz enorme esforço retórico para desmerecer o PT e igualá-lo ao PSDB, que , derrotado em 2013 , entrara com ação no TSE, através de Aécio, pedindo a anulação da vitória de Dilma. Num contorcionismo vergonhoso, Merval cita uma ação do PT impetrada no curso da campanha, entre o primeiro e o segundo turnos, pedindo a impugnação da chapa de Bolsonaro por abuso do poder econômico. Ora, ora, ora!!!Essa ação se deu no curso da campanha, na calor da disputa, quando são absolutamente normais escaramuças na Justiça Eleitoral. Tanto é assim que Bolsonaro entrou com ação semelhante no TSE pedindo a cassação do diploma de Fernando Haddad,caso fosse eleito, por conta da acusação da Folha de uso irregular do whatsapp. Parcial, como sempre, Merval omitiu este movimento do PSL, pois esvaziaria sua argumentação de ataques ao que considera caráter anti-democrático do PT.
Merval também omite, por conveniência e ma-fé, a deliberação do PT de reconhecer o resultado das urnas sem qualquer possibilidade de contestação judicial como fizera Aécio em 2013.
A coluna de Merval é um belo exemplo da forma ardilosa de construção de argumentos, sem amparo na verdade. Pratica-se deliberadamente a omissão de fatos para gerar a falsa conclusão pretendida. Puro jornalismo de fancaria.

'