29/11/2020 19:04

A nomeação de Gustavo Tutuca (MDB) para a secretaria de turismo abriu espaço para a volta de um dos políticos mais longevos do parlamento fluminense. Após 11 mandatos consecutivos, em 44 anos de atuação no Palácio Tiradentes, Átila Nunes Filho, 71 anos, volta à Alerj na próxima semana. Com a eleição de Welberth Rezende para a prefeitura de Macaé, um outro político de enorme tradição na política fluminense volta ao parlamento. Aos 77 anos, o ex-prefeito de Resende Noel de Carvalho assume o mandato no início do próximo ano

Hoje, às 17 horas, sairá uma edição extraordinário do Diário Oficial como a nomeação de dois deputados para secretarias estaduais. Gustavo Tutuca (MDB) no Turismo e Dr. Sérginho (Republicanos), na Ciência e Tecnologia.

Opinião - Ricardo Bruno

Ricarod Bruno

Com decisões de última hora, Justiça Eleitoral gera insegurança jurídica

A legislação eleitoral precisa mudar. Na véspera da eleição, há somente no Estado do Rio cerca de mil candidaturas a prefeito e vereador sob judice. Nesta semana, na undécima hora, o TRE impugnou vários nomes, alguns com amplas chances de vitória. A medida é tão discutível quanto autoritária. O bom senso indica que a uma mês do pleito, pelo menos, todas as questões legais precisam estar superadas de modo a permitir eleições com o mínimo de tranquilidade.

Ricardo Bruno entrevista
 

Aras defende no STF norma que permitiu o afastamento de Witzel

O procurador-geral da República, Augusto Aras, defendeu nesta sexta-feira (27) no Supremo Tribunal Federal (STF) que há previsão legal para que governadores sejam afastados por decisão individual de ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em parecer, Aras pediu a rejeição de uma ação do Partido Social Cristão (PSC), legenda do governador afastado do Rio Wilson Witzel, que questiona se é constitucional que governadores deixem os cargos por decisão individual de um integrante do STJ em casos de crime comum.

 

Witzel se anima com absolvição de Carlos Moisés em Santa Catarina

Embora sejam próximas de zero as chances de se livrar do impeachment no Rio, a surpreendente absolvição do governador de Santa Catarina, Carlos Moisés, nesta sexta-feira, trouxe esperanças ao governador afastado Wilson Witzel. Um interlocutor de Witzel comentou há pouco que ele ganhou ânimo com a decisão do tribunal misto catarinense. Carlos Moisés foi absolvido por seis votos a três, com uma abstenção.

 

Rodrigo Neves contraria PDT e manifesta apoio a Paes: "Crivella é tragédia".

A despeito da posição de neutralidade do PDT no segundo turno das eleições para Prefeitura do Rio, a principal liderança do partido no estado, o prefeito de Niterói, Rodrigo Neves, emitiu nota nesta quinta-feira em apoio a Eduardo Paes (DEM). O documento é assinado também pelo prefeito eleito, Axel Grael. No documento, Rodrigo Neves afirma que Marcelo Crivella se revelou inapetente para o executivo, “uma tragégia que fez nossa querida cidade maravilhosa sofrer com abandono e devastação em todas as áreas. E acrescentou: “Crivella, um político de direita, aproximou-se nesses anos do pensamento autoritário e até protofascista da extrema direita. Diante disso, não podemos ficar sem posição no 2º turno no Rio : CRiVELLA NÃO”.

Envolvida em fraudes, Refit é condenada novamente pelo TJ

A refinaria Refit teve nesta semana mais uma condenação judicial que confirma o cipoal de fraudes de que a empresa é acusada. O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro confirmou a sentença de 2017 que tornou réus oito executivos da antiga Refinaria de Manguinhos — atual Refit. A decisão tomada nesta segunda-feira, é da Sétima Câmara Criminal e os condena a cinco anos de prisão em regime fechado por crime contra a ordem tributária. A informação é da revista Veja.

Cláudio Castro sanciona projeto para instalação do hospital do olho no prédio anexo da Alerj

O governador Cláudio Castro sancionou nesta quinta-feira (26/11) projeto que autoriza a instalação de um hospital do olho, inteiramente volta às patologias oftalmológicas, no prédio anexo da Alerj, onde hoje estão os gabinetes dos parlamentares. A iniciativa é de autoria dos deputados André Ceciliano (PT), Rosenverg Reis (MDB) e Marcio Canella (MDB). A instalação do hospital deve ocorrer após a mudança da Assembleia do Rio para a nova sede, o Edifício Lúcio Costa, também conhecido como Banerjão, localizado no cruzamento da Avenida Nilo Peçanha com a Rua México, no Centro do Rio. A previsão é que o anexo seja desativado nos primeiros meses de 2021.

 

Ibope aponta vitória de Wladimir em Campos

Pesquisa do Ibope divulgada hoje mostra a vitória do candidato do PSD, Wladimir Garotinho, no segundo turno das eleições para a Prefeitura de Campos dos Goytacazes, com 57% dos válidos. O adversário Caio Viana, do PDT, tem 43%. Os votos válidos são definidos com a exclusão de dos brancos, nulos e dos que não sabem.

Cláudio Castro anuncia testagem em massa, após aumento de casos de covid

O governador do Rio de Janeiro em exercício, Cláudio Castro, anunciou nesta terça-feira (24) que o estado vai criar métodos de testagem em massa para combater o aumento dos números de mortes e casos de Covid-19. Mesmo com o crescimento, Castro descartou, por enquanto, implementar medidas mais restritivas no estado – o chamado lockdown – e prometeu intensificar fiscalização.

Deputado Tutuca deve assumir Secretaria de Turismo

O deputado estadual Gustavo Tutuca deve assumir na próxima segunda-feira a Secretaria Estadual de Turismo. Ele já foi sondado por assessores diretos do governador Cláudio Castro sobre a possibilidade de aceitar a missão.